Bem vindos ao Kuase

Grupo Jovem de Oração - Brusque - SC

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Carta aos Amigos



‘Segundo o nosso dicionário Aurélio da Língua Portuguesa podemos encontrar o significado de diversos objetos, animais, e sentimentos. Pesquisando encontrei o significado de amigo que é: ligado a outrem por laços de amizade. E o significado de amor é sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem!’

AOS AMIGOS

Quando Deus criou o amor e nós, humanos, não soubemos utilizá-lo, ele então numa inspiração divina criou a amizade, e foi assim que amor passou a ser utilizado na essência do seu significado. Pergunto-lhe: Segurar as lagrimas para não demonstrar a emoção, ou deixá-las escorrer sobre o tapete ao chão? Espere, tem mais.. vocês sabem o que é partilhar sentimentos, emoções, alegrias ou tristezas? Vocês sabem apoiar alguém, escutar alguém? Vocês sabem enxugar lagrimas?

Agora, pare o tempo! Feche os olhos, mas com leveza, por favor, não durma! Isso não é brincadeira. Fechou? Pois então pense: ‘imagine você com um tronco e folhas, ou seja, uma árvore. Agora caracterize seus amigos como suas folhas que lhe protegem e aquecem. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe, é eles que lhe ensinam o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão com quem teremos que dividir nosso espaço para que ele floresça assim, como nós. Por coincidência, o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iriam cruzar nosso caminho. Denominamos como amigos do peito, do coração, onde sabem quando estamos bem e sabem também o que realmente nos faz feliz de verdade, em raríssimas vezes alguns destes amigos se instala em nosso coração e é chamado de amigo namorado. Este ou esta é aquele que da brilhos aos nossos olhos, musica aos nossos lábios, e pulo aos nossos pés. Não posso esquecer-me de citar dos amigos distantes, aqueles que ficam na ponta dos galhos, mas quando o vento sopra, sempre, mas sempre, aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa o verão se vai, e o outono se aproxima, perdemos diversas folhas, mas em outro verão nascem as demais permanecendo por muitas estações. E o que nos deixa mais feliz, é que as que caíram, continuam por perto, alimentando a nossa raiz com alegria.

Abram seus olhos, guardem esse pensamento com você, mas lembrem-se vocês não são uma árvore! ESPERE! CALMA, TIVE UMA IDEIA, feche os olhos novamente! É sério. Feche. Vocês não são esta árvore ok? Mas por que não um jardim de rosas? O perfume é atraente, o afago é doce, o espinho é macio, porém terás que cuidar regar e esperar ela florir.

Não, não, chega. Deu de suposições, chega de surrealidade. Vamos para o real, o provável, o possível, o chão – pois se ele abrir e você não sentir mais forças, confie, acredite um pouco mais. Se existem caos e dor, também existe fé e esperança e se existe perigo, acredite existem amigos!

Já que existem amigos, também existem ‘agradecimentos’, agora! Aqui! Iremos agradecer a cada um de vocês pelos sorrisos, pelas alegrias, pelas festas, pelos apoios, por cada um dos motivos que vocês, amigos, estavam presentes! A muito tempo eu vinha pensando, em uma maneira em como dizer como essa nossa amizade faz bem quando temos duvidas e medo, é em seus ombros amigo que conseguimos achar as respostas das perguntas que a vida nos faz. Nosso medo se acaba quando soltam palavras exatas que precisamos ouvir, nossas incertezas desaparecem e um sorriso renasce em nosso rosto, pois amigos são as pessoas que podem mudar nossas vidas e preparar nosso futuro, e por isso é preciso agradecer, sendo que obrigado não é bem a palavra que eu queria dizer. Queria poder encontrar outra forma de falar o quanto vocês foram e são importantes para cada um de nós e um simples obrigado não possibilitaria isto.

Um dia eu vi a tristeza chegar de mansinho, e o vento bater na janela, a chuva cair no telhado e eu tive medo. Parecia que estava tudo errado a minha volta, que o mundo estivesse virado, de costas para mim, foi ali que encontrei vocês, e foi tão estranho porque vocês SEMPRE estavam ali, mas eu não percebia, foi só ai então, que melhorei. O sorriso aos poucos foi ficando nos meus lábios cada vez que encontrava vocês. Hoje eu sei que não importa o tamanho da tragédia, pois sei que vou sair vitorioso por vocês!

“ .. Tenho em mãos uma rosa imaginaria, e a entrego a quem oferece perfume, a quem oferece sentido, a quem só faz o bem, ofereço esta rosa a aqueles que sorriram, aqueles que enxugam e compartilham lagrimas, aqueles que cantam, aqueles que do silencio fazem sair sons. Ofereço esta simples rosa aqueles que sabem o que é ser amigo, aqueles que são Meus Amigos. Escutem-me Ame Eles! Abraçem eles e sintam a sua paz..”

Afinal, o que seria da gente sem a gente?

Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. (Eclo 6;14)
Peçamos sempre a Deus, que por sua infinita misericórdia, derrame muitas bençãos sobre nossos laços de amizade, e sobre nosso grupo (Kuase).

Amém.

Fonte: Alan Carlos Silvano (integrante do Kuase).
Obrigado por sua colaboração! Deus te abençoe!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Contra a traição não há vacina, só antídoto.


Quem ama perdoa, supera e segue em frente.

Confiança é um artigo raro no “mercado” atual. Fomos condicionados a desconfiar de tudo e de todos, acreditando que todos são suspeitos até que se prove o contrário. O pior é quando lutamos, ultrapassamos essa ideologia e acabamos decepcionados pelas pessoas. Voltamos à estaca zero e, agora, voltar a confiar em alguém é muito mais difícil.


Isso se complica muito mais quando falamos de amizade. Um amigo é aquele que é nosso aliado, companheiro, protetor. Sendo assim, se nos deparamos com atitudes que contrariam essa definição natural, a decepção é muito maior. De um pai se espera proteção. De um amigo se espera aliança, confiança. Essa é a ordem natural e contrariá-la é criar feridas profundas em nossos corações.
Mas para isso não há vacina. Quem toma a firme decisão de amar alguém de verdade, também está colocando a sua "cara à tapa"; está se arriscando em se decepcionar, em ser traído. Quem ama se arrisca e, por se arriscar, se realiza, é feliz. Não tem jeito! Contra traição não há vacina, só antídoto.
Podemos chamar de vacina qualquer espécie de vírus atenuado que, ao ser introduzido no organismo, causa certas reações e a formação de anticorpos, os quais tornam o organismo imune àquele vírus. Não podemos imunizar o nosso coração contra as possíveis decepções de uma amizade, pois quem cria anticorpos contra a possibilidade de ser amado acaba morrendo. Com medo de ser traído, não se deixa mais amar, não ama e morre.
Mas se não existe vacina para a decepção, para a traição, existe antídoto. Um antídoto é um medicamento empregado com o fim de inativar a ação de outro; é um contraveneno. O melhor antídoto para qualquer decepção com um amigo é uma outra amizade. Só é curado de uma decepção quem se arrisca novamente e se permite também correr o risco de ser amado. Quem se abre a um novo relacionamento, se abre para ser cuidado, para amar, para estabelecer confiança, proteção, companheirismo. Para haver cura é preciso haver abertura, e não há melhor forma de ser curado do que amar e ser amado.
Pode ser difícil no começo, mas pouco a pouco, aqueles que corajosamente se arriscam no amor podem experimentar o seu poder curativo. Poderão ver de forma concreta que a cada passo que é dado as suas feridas vão cicatrizando. A possibilidade de amar e ser amado cria novos ares, novas esperanças em nossa vida. O coração é um músculo e para ele não atrofiar, o melhor exercício é amar.
Ninguém recomeça a amar sozinho. É difícil encaramos tantas feridas de uma vez só. Precisamos de ajuda, de Alguém que entenda o nosso processo e nos ajude em cada passo. Para isso não há um treinador melhor do que Deus: o próprio Amor. O Senhor sabe de nossos limites, das nossas dores, das nossas dificuldades. Ele mesmo foi traído e abandonado pelos amigos d'Ele. Mas a cruz que poderia se tornar, naquele momento, o maior sinal de abandono, com o Seu sacrifício, se tornou o maior ato de amor. Jesus experimentou as nossas dores, mas não parou nelas. É isso que Ele quer nos ensinar e por isso não nos deixa sozinhos. Ele vai conosco, supera os obstáculos, ensina-nos a perdoar e nos faz vencer no amor. Mas Ele não pode nos obrigar. Ele precisa da nossa decisão, da nossa abertura.
Talvez você tenha sido traído por um amigo e se fechou a outras possibilidades de amizade. Olhe para você e poderá perceber que seu coração está atrofiando. Peça ajuda ao Senhor e volte a amar. Abra-se novamente, dê esse passo. Pode até doer nos primeiros dias de exercício, pois seu coração estava muito tempo parado, mas depois ele vai ganhar ritmo e amar com toda potência. Deus está com você, como um Amigo, só esperando a sua decisão para ajudá-lo a superar. Recomece as suas amizades a partir do Senhor. Quem ama perdoa, supera e segue em frente. Arrisque-se novamente e experimente, em Deus, um novo começo, uma vida nova, a ressurreição do seu coração.


Fonte: Renan Félix (http://www.cancaonova.com.br/)